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SUMÁRIO DO LIVRO "TRABALHANDO COM PROJETOS"


Parte I – Concebendo e Planejando Projetos

Capítulo 1 -Atividades Baseadas em Projetos

1.1 Por que trabalhar com projetos?

      Um breve histórico

1.2 O que é um projeto?
1.3 O que é um projeto educacional
1.4 Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto

      Atividades de Rotina
      Atividades de Projeto
      Comparando atividades de rotina com atividades de projeto

1.5 Uma proposta de tipologia de projetos educacionais

      Tipologia de Projetos

1.6 Cultura de Projetos na Educação

      A cultura de fazer as coisas bem feitas

1.7 Tamanho, complexidade e incerteza de projetos
1.8 Programas, Projetos e Subprojetos

      Programas
      Subprojetos

1.9 Resumindo
1.10 Exercícios

Capítulo 2 - Um Modelo de Planejamento de Projetos

2.1 As duas dimensões de um Projeto – Planejamento e Gestão
2.2 Modelos de Planejamento e Gestão de Projetos

      Elementos básicos do modelo PMI
      Ciclo de vida de um projeto
      Processos gerenciais no modelo PMI
      Atividades típicas das fases de um projeto

2.3 Elementos estruturais e funcionais de um Projeto
2.4 Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo

      Escopo
      Plano de Ação
      Plano de Controle e Avaliação

2.5 Riscos e incertezas na realização de projetos

      Um exemplo de risco intrínseco

2.6 O Plano de Projeto como fator de êxito na gestão
2.7 Resumindo
2.8 Exercícios

Capítulo 3 - Estabelecendo o Escopo de um Projeto

3.1 Como nasce um projeto?
3.2 Definição do Problema
3.3 Elaborando a justificativa do Projeto
3.4 Definição dos objetivos do Projeto

      Diferentes visões sobre “objetivos”
      “Objetivo” no contexto de planejamento e gestão de projetos
      Objetivo geral
      Objetivo específico
      Um ou mais objetivos específicos?
      Hierarquia de objetivos
      Tipos de objetivos específicos

3.5 Considerações úteis na declaração de objetivos
3.6 Estabelecendo os resultados esperados de um projeto

      Produtos, resultados e impactos
      Produto não é garantia de resultado
      Associando os resultados esperados aos objetivos do projeto

3.7 Definindo a abrangência do Projeto
3.8 O Escopo como base para o Plano de Projeto

      O Escopo como elemento de negociação

3.9 Resumindo
3.10 Exercícios

Capítulo 4 - Elaborando o Plano de Ação do Projeto

4.1 O Planejamento orientado pelo escopo do projeto
4.2 Questões para o Plano de Ação
4.3 Vencendo a inércia do planejamento
4.4 O planejamento como um processo

      Etapas do processo de planejamento

4.5 Preparo e organização para o planejamento
4.6 Transformando o Projeto em tarefas executáveis

      A estrutura de desdobramento do trabalho – EDT
      Objetivo x Ação x Atividade x Tarefa
      Quantos níveis deve ter uma EDT?
      Características desejáveis do último nível da EDT
      Etapas de construção de uma EDT
      Exemplo de uma EDT
      Uso e vantagens da EDT

4.7 Estimativas de tempo
4.8 Construindo o mapa do Projeto: a Rede de Tarefas

      Exemplo de rede de tarefas
      Determinação do caminho crítico
      A rede como recurso de planejamento, execução e controle

4.9 Estimativas de custos e recursos

      Planilhas para planejamento de custos e recursos

4.10 Construindo a linha de tempo do projeto
4.11 Resumindo
4.12 Exercícios

Capítulo 5 - Elaborando o Plano de Controle e Avaliação do Projeto

5.1 Por que monitorar e avaliar projetos?
5.2 O que é monitoramento e avaliação de um projeto
5.3 Indicadores de Desempenho

      O que são indicadores
      Indicadores para monitoramento e avaliação de projetos

5.4 Elaborando os Indicadores de um Projeto

      Como selecionar indicadores de desempenho?
      Critérios de seleção de indicadores

5.5 Procedimentos de Monitoramento

      Metodologia do Quadro Lógico (Logical Framework)
      Metodologia do Processo de Medida de Resultados – PMR
      O fator comunicação nas ações de monitoramento
      Ferramentas de apoio ao monitoramento

5.6 Procedimentos de Avaliação

      Etapa I – Matriz de resultados esperados do projeto
      Etapa II – Quadro de indicadores de resultado
      Etapa III – Quadro descritor de baseline

5.7 Formatando o Plano de Monitoramento e Avaliação
5.8 Visão geral de Instrumentos de Coleta de Dados

      Instrumentos usuais para coleta de dados
      Questionários; Entrevistas; Observação direta; Análise documental; Grupos focais

5.9 Concluindo o Plano de Projeto
5.10 Resumindo
5.11 Exercícios

Parte II – Executando, Controlado e Avaliando Projetos

Capítulo 6 -Executando o Projeto

6.1 Passando do planejamento à execução do projeto
6.2 Modelos de organização para execução de projetos

      Comparação entre as organizações para execução de projetos

6.3 Formalizando o início da execução do projeto
6.4 Liderança e estilos gerenciais
6.5 Organizando e conduzindo o trabalho em equipe

      Eficácia no trabalho em equipe
      Formação de equipes
      Os três C´s no trabalho em equipe
      Projetos como ambientes de aprendizagem

6.6 Gestão de projetos em ambientes distribuídos ou virtuais

      Requisitos para a gestão de projetos em ambientes virtuais
      Requisitos tecnológicos
      Requisitos culturais

6.7 Resumindo
6.8 Exercícios

Capítulo 7 – Controlando, Avaliando e Encerrando o Projeto

7.1 O significado de controle na gestão de projetos
7.2 Subsídios para as ações de controle
7.3 Avaliação de Projetos
7.4 Identificação, análise e solução de problemas

      Metodologia de solução de problemas

7.5 Relatórios como instrumento de gestão e controle

      Relatórios de atividade
      Relatórios de progresso

7.6 Encerrando o projeto

      O relatório final

7.7 Resumindo
7.8 Exercícios

Parte III - Ensino, Aprendizagem e Formação de competências em Projetos

Capítulo 8 – Ensinando e Aprendendo através de Projetos

8.1 Projetos de Ensino e Aprendizagem
8.2 Pedagogia versus Metodologia de Projetos

      Concepção, Pedagogia e Didática

8.3 Projetos de Ensino

      Projetos de Ensino e a formação do Professor-pesquisador

8.4 Projetos de Trabalho

      Alguns pressupostos do Método de Projetos
      A era da informação e a aprendizagem significativa
      Algumas diretrizes para os Projetos de Trabalho

Capítulo 9 - Formação de Recursos Humanos para o Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais

9.1 Recursos humanos para o trabalho com projetos

      Conhecimento prático versus conhecimento sistematizado

9.2 O desenvolvimento profissional para a gestão de projetos
9.3 Disciplinas e competências da gestão de projetos
9.4 Especialização em Planejamento e Gestão de Projetos

      Cursos de Pós-graduação no modelo PMI
      MBA em gestão de projetos
      Proposta de inovação no ensino de gestão de projetos sociais

9.5 Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais

Apêndice A – O projeto do Livro “Trabalhando com Projetos”

Bibliografia


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Modelo SKOPOS de Projetos - texto que apresenta um modelo de Plano de Projeto. Clique aqui.

SKOPOS Model for Projects - Scope based model for project planning. Clique aqui.

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Tipologia de Projetos - uma classificação de projetos que ocorrem na área educacional.
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